quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ESPAÇO DEDICADO AO AUTISMO

Muito é falado sobre o autismo. Mas o que bem se sabe, é que não existe cura provável, pelo menos por enquanto. Muitas são as pesquisas na área, mas pouca coisa se comprova cientificamente.
O autismo é um distúrbio congênito caracterizado por alterações no desenvolvimento infantil que se manifesta nos primeiros meses de vida, caracterizando-se por um retrocesso das relações interpessoais e diversas alterações de linguagem dos movimentos. Estes sintomas são reconhecidos principalmente entre os 06 e os 36 meses de idade. As causas são desconhecidas, mas pode estar associados a fatores genéticos e problemas pré e pós parto.

Autismo é um transtorno invasivo do comportamento que não pode ser curado com medicação, é uma desordem muito séria que afeta cada pessoa diferentemente, tornando cada caso único, o desenvolvimento se dá de uma forma diferente e não padronizada.

Quais são as características que as pessoas com autismo podem apresentar?

● As crianças com autismo não têm nenhum aspecto físico diferente das outras crianças. O processo básico deste sintoma é a perda do contato emocional, isolamento intenso e agressividade. Geralmente as crianças não respondem às carícias, palavras e nem às chamadas de atenções dos adultos e a criança parece fascinada por objetos giratórios.
● Preocupam-se com que o ambiente fique conservado de forma inalterada.
● São indiferentes às palavras e a qualquer som emitido por outras pessoas. Porém podem dar atenção ao ruído de uma porta ou ao barulho de um avião. Não gostam de toques e sons. Pais relatam que quando chamam por seus filhos, eles não olham, como se fossem surdos, e quando olham há pouco contato visual.
● Nas brincadeiras há um interesse maior por partes significativas do brinquedo como, por exemplo, a roda do carro.

A Linguagem:

● Repetição em eco das palavras que lhe são dirigidas
● Repetição de uma palavra ou de um grupo de palavras, sem significação afetiva.
● O uso da palavra “sim” representa uma dificuldade freqüente, como se indicasse um envolvimento com outras pessoas.
● Apresentam problemas na aprendizagem dos pronomes “eu”, “tu” e “nós”, utilizando-os de maneira desorganizada.
● Dificuldade de comunicação, mutismo, inversão pronominal (troca o “eu” por “você”), incompreensão da linguagem figurativa.

Comportamento Corporal:

● Podem permanecer imóveis durante um tempo prolongado.
● Distúrbios de comportamento, atos rituais, estereotipados, repetição de um mesmo movimento, como o tronco para frente e para trás.
● Movimentos com as mãos e braços no vazio, sem qualquer significado.
● Caminhar rígido ou em círculos, com os braços apertados sobre o corpo.
● Obsessão por uma atividade, desenham ou jogam xadrez por horas a fio compenetrados.
● Hiperatividade.
Lembretes importantes:
● Em geral, os sintomas tornam-se evidentes gradativamente.
● Os sintomas específicos variam bastante. Muitas crianças podem não apresentar todos os sintomas até hoje identificados.
● Os sintomas variam de acordo com a idade. Algumas crianças com três anos podem repetir indefinidamente frases que ouvem, mas podem não repeti-las aos sete anos.
● A gravidade dos sintomas varia. Por exemplo, algumas crianças podem evitar quase completamente o contato visual, enquanto outras podem ter apenas dificuldades sutis.
● Se seu filho apresentar alguns dos sintomas, não significa automaticamente que ele tenha o distúrbio. Muitos dos comportamentos associados ao distúrbio do espectro do autismo podem ser conseqüências de outros problemas; Por exemplo, evitar o contato visual com outras crianças talvez seja apenas timidez; o atraso no desenvolvimento da linguagem pode ser causado por dificuldades auditivas resultantes de várias infecções do ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário